Países Participantes: A a C


ÁFRICA DO SUL




Capital:  Cidade do Cabo (legislativa), Pretória (administrativa) e Bloemfontein (judiciári) - (África)
É o país mais desenvolvido do continente africano, localizada no hemisfério sul e oriental é banhada pelos oceanos Atlântico (oeste), Pacífico (leste) e Glacial Antártico (ao sul). Na parte ocidental – predominam os planaltos composto por deserto, pastagens e savanas, cortados pelos Rio Orange e seu afluente Vaal. Ao sul temos a Cordilheira do Karoo, leste a Cordilheira do Drakensberg. A norte, o Rio Limpopo serve como fronteira natural com o Botsuana e o Zimbábue. Clima mais comum é o tropical, que varia de mediterrâneo,no extremo sul a desértico a noroeste. Na região de Drakensberg o clima é de montanha. A sua economia baseia-se nos serviços, na exploração mineral e na agricultura. É o país mais industrializado da região. Os Idiomas oficiais são o inglês e o africâner, mas existem oito outros idiomas não oficiais. A moeda é o Rand (ZAR). A religião predominante é o cristianismo (66,4%), quanto a composição étnica temos: 70% são autóctones, 12% europeus (holandeses, alemães, franceses e ingleses), euuroafricanos são 13%, indianos 3%, outros 2% (2008). Cidades mais populosas: Joanesburgo, Cidade do Cabo, Durban, Bloemfontein e Pretória.




ALEMANHA



Capital: Berlim   
É a maior economia da europa, localizada entre a Dinamarca, República Tcheca, Áustria, Suíça, França, Luxemburg, Bélgica e Países Baixos. É atravessada pelos rios Reno, Danúbio e Elba. Predomina o clima temperado, no norte e noroeste ocorre o clima oceânico e a leste, o continental.  É o país mais populoso da Europa, com cerca de 83 milhões de habitantes. O idioma oficial é o alemão e as principais religiões são o Luteranismo (32,9%) e o Cristianismo (32,3). As principais cidades são Berlim, Hamburgo, Munique, Colônia, Frankfurt e Stuttigart. É um país altamente industrializado, desenvolve uma agricultura e pecuária moderna e serviços. Por fazer parte da União Européia a Alemanha usa a moeda comum, o Euro.




ARGÉLIA



Capital: Argel
Localizada no norte da África e banhada pelo Mar Mediterrâneo, faz fronteira com a Tunísia, Líbia, Níger, Mali, Mauritânia, Saara Ocidental e Marrocos, possui um clima quente (subtropical, mediterrâneo e desértico), Dividida em duas regiões, a norte formada por uma área de planície (junto ao Mar Mediterrâneo), a região de montanha da Cadeia do Atlas, de clima Mediterrâneo e solo fértil, a região semi-árida, onde se pratica a pecuária de cabras e ovinos, e a região das montanhas do Atlas do Saara usada para pastagem, a maior parte é coberta por cascalhos e pedras com pouca vegetação. Destaca-se na Argélia o rio Chéliff. A maior riqueza natural da Argélia são seus grandes depósitos minerais (petróleo, gás natural, fosfato e minério de ferro). Seu idioma oficial é o árabe, mas também se fala o francês e línguas bérberes. Sua população, de com cerca de 31,5 milhões de habitantes, pratica o islamismo. Principais cidades Argel, Oran e Constantine.




ARGENTINA



Capital: Buenos Aires
Está localizada na América, limitada pela Cordilheira dos Andes (norte) e o Oceano Atlântico (leste), faz fronteira com o Brasil, Uruguai, Chile, Bolívia e Chile. O clima predominante temperado, mas também apresenta regiões com clima tropical, subtropical, frio e árido. Os rios principais: Paraguai, Uruguai e o Paraná. A maior parte da população pratica o cristianismo, o idioma oficial é o espanhol e sua moeda é o peso argentino. Principais cidades: Buenos Aires, Córdoba, Rosário e Mendoza. Dividida em seis regiões: Os Pampas - área de planície com terras férteis onde se pratica a agricultura e pecuária, concentra a maior parte da população e de indústrias, a Patagônia (sul) - área de planalto de clima frio, pratica-se a pecuária ovina e extração de petróleo e gás natural, Mesopotâmia (nordeste) - uma área de planície localizada entre os rios Paraná e Uruguai onde pratica-se a pecuária bovina e o cultivo de algodão, milho e erva mate, o Chaco (norte) - pratica-se a agricultura e a pecuária bovina extensiva, Puna (noroeste) - área de planalto de clima semi-árido pratica-se o cultivo irrigado de cana de açúcar e a Cordilheira dos Andes (oeste) de clima frio onde se faz o cultivo irrigado de frutas e a extração de petróleo. O clima predominante temperado, mas também apresenta regiões com clima tropical, subtropical, frio e árido. Rios principais: Paraguai, Uruguai e o Paraná.





AUSTRÁLIA



Capital: Camberra
É um país da Oceania, localizado no hemisfério sul e oriental, banhada pelo Oceano Índico e pelos mares de Timor, de Arafura, de Coral e da Tasmânia. A maior parte da Austrália possui clima subtropical seco, é composta por desertos ou zonas semi áridas, no sudeste e sudoeste temos regiões de clima temperado e as regiões localizadas ao norte do Trópico de Capricórnio possuem o clima tropical e na costa oriental o tropical de monções. A Austrália é um país de imigrantes, a maior parte da população é descendente de imigrantes ingleses e irlandeses, seu idioma oficial é o inglês, a maior parte da população pratica o catolicismo romano. Principais cidades: Sidney, Melbourne, Brisbane, Perth e Adelaide. Sua moeda é o dólar australiano, possui uma das maiores e mais avançadas do mundo, diversificada, as indústrias estão ligadas ao setor primário, As fazendas do interior são modernas e avançadas, o setor turismo também tem um grande papel na economia australiana.




BRASIL


Capital: Brasília
Localizado no continente americano, banhado pelo Oceano Atlântico (leste) faz fronteira com a quase todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e Equador. Cortado pelo Equador e pelo Trópico de Capricórnio possui como clima predominante o tropical, possuindo em algumas regiões o subtropical, o equatorial, o semi árido. A forma de relevo predominante é a planáltica, possui uma vasta rede hidrográfica, sendo os principais os rios Amazonas, São Francisco, Paraná. Idioma oficial é o português e a moeda é o real. Com uma população de cerca de 190 milhões de habitantes, que em sua maioria pratica o catolicismo romano, miscigenada (branco, negro e índio). Principais cidades: são Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte. É a maior economia da América Latina possui grandes e desenvolvidos setores primário (agricultura, pecuária e extrativismo mineral),  industrial - concentrado na região sudeste e de serviços, principalmente o turismo e setor financeiro.





CAMARÕES


Capital: Yaoundê
Localizado no continente africano é banhado pelo Oceano Atlântico e fazendo fronteira com a Nigéria, República Centro-Africana, Congo, Gabão, Guiné Equatorial. Por estar na zona tropical apresenta os climas tropical e semi-árido. Seu idioma oficial é o inglês e o Francês e suas principais cidades são Douala.e Yaoundé. Sua moeda é o Franco CFA (XAF), principais atividades econômicas são a agricultura, pecuária, pesca, extração de petróleo e a indústria madeireira, bebidas, alimentícia, extração de petróleo, carvão.




CHILE



Capital: Santiago
Está localizado na América, é uma estreita e longa faixa de terra situada entre a Cordilheira dos Andes (leste) e o Oceano Pacífico (leste). Faz fronteira com a Argentina, Bolívia e Peru. Devido a sua extensão norte-sul, o Chile possui uma variedade de climas do deserto no norte, a tundra alpina e geleiras no leste e sudeste, subtropical úmido na Ilha de Páscoa, Oceânico no sul e Mediterrânico no centro. A população é principalmente branca de origem européia, homogênea, de idioma espanhol e religião católica romana. Principal cidade: Santiago, a moeda é o peso chileno O Chile pode ser dividido em três regiões: Norte - climas árido e semi árido, nessa área encontra-se o Deserto de Atacama, onde estão localizadas grandes jazidas de cobre, a agricultura é praticada em Oasis, é altamente especializada, principalmente a vinicultura, distantes dos Oasis é praticada a agricultura de subsistência e a criação de gado de corte, desenvolve também a atividade pesqueira. Centro - é a principal região do país, localizam-se as principais cidades Santiago e Valparaiso, a maioria da população e as principais atividades econômicas. O clima temperado favorece a agricultura. Sul - apresenta clima frio e úmido.Região de baixa densidade demográfica. As principais atividades econômicas são a vinicultura e a pecuária intensiva. a moeda é o peso chileno.




CORÉIA DO NORTE



Capital: Pyongyang
Localizada na Ásia , no hemisfério norte e oriental, de idioma oficial o coreano, banhada pelo mar do Japão, faz fronteira com a Rússia, China e Coréia do Sul, a maior parte do território é composto por montanhas e planaltos, separados por vales profundos e estreitos, com todas as montanhas da península com elevações superiores a 2 000 m. Está localizada na zona temperada e seu é o continental úmido. A maioria da população vive nas áreas de planaltos e a principal cidade é Pyongyang. A moeda norte coreana é Won norte-coreano, sua economia é industrializada e altamente centralizada, o comércio internacional é restrito

.


CORÉIA DO SUL



Capital: Seul
Está localizada no continente asiático, banhada pelo Mares Amarelo, do Japão e o da China Meridional, faz fronteira com a china e a Coréia do Norte. Por se localizar na zona temperada seu clima predominante é o temperado. Sua paisagem composta por cadeias montanhosas (sul), por planícies costeiras densamente povoadas e cultivadas (sul e oeste)Faz parte do grupo denominado de tigres asiático e por isso o país atingiu uma rápido crescimento econômico com a exportação de manufaturados, sua moeda é o Won (KRW) . Sua população é homogênea, seu idioma é o coreano, a maioria da população segue o budismo tradicional. Suas maiores cidades são: Seul, Incheon, Daejeon, Gwangiu, Daegu e busan.



 

COSTA DO MARFIM



Capital: Abidjan
Localizada nos hemisférios norte e ocidental, e banhada pelo Oceano Atlântico, a Costa do Marfim faz fronteira com o Mali, Burkina Faso, Gana, Libéria e Guiné. Por estar situada na zona tropical eu clima é o tropical, podemos distinguir duas áreas: a de clima quente e seco (norte) com uma paisagem árida e um clima úmido com vegetação mais rica. O idioma oficial do pais é o francês, predomínio da população negra que pratica o cristianismo. Sua moeda é o Franco (XOF) e sua economia se baseia no agricultura, principalmente no cultivo de cacau, , na indústria e no sistema bancário que é um dos mais desenvolvidos da África.