Países Participantes: I a U


INGLATERRA


Capital: Londes
Localiza-se no continente europeu e faz parte do Reino Unido, seus limites territoriais são a Escócia, e País de Gales, é banhada pelo Mar do Norte, Canal da Mancha, Mar da Irlanda e Oceano Atlântico. Quanto ao relevo, a maior parte da Inglaterra é coberto por colinas. Por estar na zona temperada o clima típico é o temperado oceânico. As maiores cidades são Londres, Birmigham, Liverpool, Leeds e Sheffield. A moeda é a libra esterlina. Idioma é o inglês e a maioria da população é cristã. Sua economia se baseia no setor industrial, agropecuária é moderna.



ITÁLIA


Capital: Roma
Está localiza na Península Itálica, na Europa Meridional, é limitada pelo Mar Mediterrâneo e pela França, Suíça, Áustria e Eslovênia, banhada pelo Mar Adriático e o Mar Jonico. Tendo em seu território como enclave os estados independentes de San Marino e Vaticano. O relevo é bastante acidentado. O clima varia temperado continental (norte), mediterrâneo (sul) e alpino. O idioma é o italiano e a maioria da população pratica o catolicismo romano. Sua moeda é o Euro, sua economia apresenta vários contrastes, o norte da Itália é urbano e industrializado e o sul é mais agrário e menos industrializado, importa a maioria de matérias e das necessidades energéticas. O turismo é muito importante para a economia italiana. Principais cidades: Milão, centro industrial e financeiro, Roma, Nápoles e Turim.



JAPÃO


Capital: Tóquio
É um arquipélago situado no continente asiático, composto de 6852 ilhas, sendo as principais Honshu, Hokkaido, Kyoto e Shikoku. Quanto ao relevo, a maior parte é montanhoso com muitos vulcões, as áreas mais povoadas são as pequenas planícies que se localizam no centro das ilhas. Os rios são curtos e rápidos. O clima mais comum é o temperado, mas ocorre também o subtropical e o subártico. É uma potência econômica, mas dependente de importação de matéria prima. Sua moeda é o iene. Possui uma agropecuáriamoderna e um parque industrial moderno e diversificado. A população é relativamente homogênea, sendo sua maioria de japoneses. Principais religiões são o xintoísmo e budismo. As principais cidades são Tóquio, Yokohama, Osaka, Nagoya, Sapporo, Kobe, Kioto entre outras.



MÉXICO


Capital: Cidade do México
Localizado no continente americano, no hemisfério norte e ocidental, o território mexicano se limita com os E.U.A. (norte) e com Belize e Guatemala (sudoeste), com o Golfo do México e o Mar do Caribe (leste) e com o Oceano Pacifico (oeste). Cortado pelo Trópico de Câncer seu clima é variado -desértico, temperado subúmido, frio de montanha e tropical. Os principais rios são o Lerna, o Grande, o Grijalva, o Balsas e o Yaqui. O relevo é acidentado, o território é cortado pelas serras Madre Oriental e Ocidental. O idioma oficial é o espanhol, a maioria da população é mestiça e a religião mais professada é o catolicismo romano. Principais cidades: Cidade do México, Ecatepec de Morelos, Tijuana, Ciudad Juarez, Guadalajara e outras. O México possui uma das maiores economias emergentes da America Latina, se baseia no comércio, na indústria, na agricultura e na exploração mineral - principal produto é o petróleo, sua moeda é o peso mexicano.



NIGÉRIA


Capital: Abuja
O país está localizado na Africa Ocidental e limita-se com o Benin, Chade, Camarões, Níger e é banhado pelo Golfo da Guiné. A forma de relevo mais comum é a planáltica, os climas que ocorrem são o tropical e o semi-árido, é dividia por três rios o Niger, Benue e o Abuja. É o país mais populoso da Africa, possui uma variedade de costumes e línguas, os principais grupos étnicos são haucá-fulani, yorubáss, igbos e ijaw e as principais religiões são o islamismis e o cristianismo. A língua oficial é o inglês. Sua moeda é o Naira, sua economia está baseada na exploração do petróleo, a agricultura de subsistência. Principais cidades são Lagos e Abjuda.



NOVA ZELÂNDIA


Capital: Wellington
É formada por um conjunto de ilhas sendo duas principais, a Ilha do Norte - a mais povoada e a Ilha do Sul. Localizado na Oceania, o arquipélago é banhado pelo Mar da Tasmânia e pelos Oceanos Pacífico e Índico. Seu relevo é acidentado, os rios localizados em planaltos são numerosos e de pequeno cursos utilizados para a produção de energia elétrica, seu clima é temperado úmido e a vegetação característica é a floresta temperada e a pradaria. A maioria da população é de descendência européia, a língua mais falada é o inglês, mas também se fala o maori. É um país moderno e industrializado, sua moeda é o dólar neozelandês, destacam-se também a agricultura, a horticultura, a pesca e a silvicultura, o setor de serviços e o de turismo. Principais cidades: Wellington, Auckland e Manukau.



PARAGUAI


Capital: Assunção
Situa-se no continente americano, é um país sem litoral, limita-se com a Bolívia, Brasil, Argentina. O clima predominante é o subtropical, ocorrendo também o tropical. A maioria da população descendente da mistura de indígenas e imigrantes europeus, o idioma é o espanhol e o guararni e a religião mais praticada é o catolicismo romano. Os rios tem grande importância para a economia paraguaia, destacam-se o rio Paraguai, Paraná, Pilcomayo. O rio Paraguai divide o território em duas áreas distintas: a Ocidental – Chaco, pouco povoada, cuja a principal atividade econômica é o extrativismo vegetal, destaca-se também a pecuária bovina de corte; e a Oriental, situada entre os rios Paraguai e Paraná, é a região que concentra a maior parte da população e das atividades econômicas – extrativismo vegetal e agropecuária mecanizado e com técnicas modernas. A atividade industrial é pouco expressiva e está associada aos setores têxtil e alimentício, sua moeda é o Guarani. Principais cidades: Assunção Ciudad del Este San Lorenzo Encarnación Concepción.



PORTUGAL


Capital: Lisboa
Situa-se no continente europeu e limita-se com a Espanha e com o Oceano Atlântico. Predomina o relevo montanhoso com planaltos, no interior e planícies, ao sul, e o clima típico é o mediterrâneo. Principais rios Tejo, Douro, Minho e Guadiana. O idioma oficial é o português e a religião mais praticada é o catolicismo romano. É um país tradicionalmente agrícola, atualmente sua economia tem mostrado grande desenvolvimento nos setores industrial e serviços, o turismo também é grande fonte de renda, sua moeda é o Euro. Principais cidades: Lisboa – principal polo econômico, Porto, Aveiro, Braga, Chaves, Coimbra, Guimarães, Évora, Setúbal e Faro.



SÉRVIA


Capital: Belgrado
Está localizada no continente europeu e faz fronteira com Montenegro, Bosnia-Herzegovina, Croácia, Macedônia, Albânia, Romênia, Bulgaria e Hungria. Possui áreas de planícies férteis, montanhas e colinas antigas. Clima é Temperado Continental e Mediterrâneo. Principal rio é o Danúbio. A população é bastante heterogênea, sendo a maioria de sérvios, é formada por trés territórios: a província de Kosovo e Metohija, a província de Voivodina e Servia Central. Quanto a religião temos ao norte, cristão católicos e ao sul os islâmicose seu idioma é oficial sérvio. Sua moeda é o Dinar Sérvio e sua economia se baseia no setor agrícola e industrial. Principais cidades: Kosovo e Metohija.



SUÍÇA



Capital: Berna
É um país sem litoral, localizado no continente europeu, limita-se com a França, Alemanha, Áustria, Liechtenstein e Itália. Seu território pode ser dividido em trés regiões geográficas, os Alpes, o Planalto, onde vive a maioria da população, e o Jura. O clima predominante é o temperado, ocorre também o alpino. Cerca de 2/3 de seu território e coberto de floresta, montanhas e lagos. Principais rios Ródano, Reno e Aar. A população é heterogênea, quanto a religião as mais praticadas são o catolicismo e o protestantismo. Os idiomas falados o alemão, francês, italiano e romanche. É um dos países mais ricos do mundo. O setor da economia mais importante é o terciário – bancos, seguradoras e turismo, o setor agrícola é também muito importante mas mesmo assim necessita importar alimentos, sua moeda é o Franco Suíço. Principais cidades e centros econômicos são Zurique e Genebra.



URUGUAI


Capital: Montevidéu
Encontra-se no continente americano e faz fronteira com o Brasil e Argentina, é banhado pelo Oceano Atlântico. Seu relevo é constituído de planícies e colinas, a vegetação de pradarias ocupa a maior parte do território onde se pratica a pecuária de bovinos e ovinos. Os principais rios são o Negro e o da Prata e o clima é o temperado. A maioria da população é de descendentes de europeus  e mestiços, o idioma oficial é o espanhol e a religião mais praticada é o catolicismo romano. Sua moeda é o peso paraguaio, sua economia se baseia na agricultura voltada para a exportação, cerca de 80% de seu território é coberto por pastagens para a pecuaria de bovinos e ovinos. A principal cidade é Montevidéu.

Bibliografia
  • Projeto Araribá - 7º, 8º e 9º ano.vEd. Moderna,SP. 2006.
  • Adas, Melhen - Geografia, 7,º 8º e 9º ano. Ed.Moderna, SP.2006.
  • Vesentini, J.Willian e Vlach, Vania - Geografia Crítica, 7º, 8º e 9º ano. Ed. Ática, SP, 2007.
  • Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/
Esse trabalho foi realizado pelos alunos da turma 1701 - Lucas Gomes, Guilherme, Rafael, Gabriel, Henrique, Caroline, Amanda Guimarães, Letícia Bagalho, Elaine, Jeanne, Giovanna, Carolaine, Flavio, Flavia, Marcio, Daniel, Gabriele, Andressa, Rafaella e Evelyn.