Estima-se que a população amazônica pode ter chegado a 20 milhões de pessoas no período antes do descobrimento (Maria Fernanda Ziegler, iG São Paulo, 20/09/2010)
Esqueça a ideia de índios nômades percorrendo uma floresta praticamente inabitada. A Amazônia pré-colombiana era amplamente habitada, com aldeias muitas vezes mais populosas que as europeias. Havia enorme diversidade cultural e grandes redes de relações entre aldeias próximas aos rios Tapajós, Madeira, Solimões, por exemplo.
Foto: Getty Images
Gravura do século 18 mostra as diferentes tribos que habitavam o continente americano
Este é o cenário - muito diferente do que foi pintado nos livros de história - que um grupo de arqueólogos de diversos países está conseguindo comprovar a partir de evidências em escavações e estudos na região. Fala-se em mais de 20 milhões de índios habitando a Amazônia antes da chegada de portugueses e espanhóis, (atualmente a população indígena do país é 460 mil pessoas) e que descarta a ideia tradicional de que se tratava de uma região virgem e inabitada. [...]
Foto: Getty Images
Vista aérea de aldeia no Pará: região pode ter sido muito mais populosa do que se imaginava anteriormente
Atualmente a densidade demográfica na região amazônica é de uma a duas pessoas por quilômetros quadrados, sendo concentrada em poucas cidades como Iquitos (Peru), Manaus e Belém. O pesquisador colombiano Augusto Oyuela-Caycedo, professor da Universidade da Flórida, diz que antes da chegada dos europeus “provavelmente a população era de três a cinco pessoas por quilômetros quadrado, com povoados com não mais que cinco mil pessoas cada”.
Leia a reportagem completa acessando o artigo Nova teoria afirma que Amazônia pré-colombiana foi populosa.
____________________________________________________________________